2 Reis 11

1. Quando Atalia, mãe de Acazias, soube que seu filho havia sido morto, mandou matar toda a descendência real.

2. Mas Jeoseba, filha do rei Jeorão, irmã de Acazias, pegou Joás, filho de Acazias, e o raptou dentre os filhos do rei que seriam mortos. Ela o escondeu de Atalia junto com sua ama, para que não o matassem.

3. Ele esteve escondido com ela no templo do SENHOR por seis anos; enquanto isso, Atalia governava o país.

4. Mas, no sétimo ano, Joiada mandou chamar os centuriões dos cários e os oficiais da guarda e os levou consigo para o templo do SENHOR; ele fez com eles uma aliança com juramento, no templo do SENHOR, e depois lhes mostrou o filho do rei.

5. Então lhes ordenou: Fareis o seguinte: quando entrardes para o serviço no sábado, um terço de vós fará a guarda do palácio real;

6. outro terço ficará na porta Sur; e o outro terço na porta atrás da guarda. Assim fareis a guarda do templo por turnos.

7. As duas outras companhias, que não estão de serviço no sábado, farão a guarda do templo do SENHOR para proteger o rei.

8. Tomareis posição em volta do rei, cada um com suas armas na mão, e quem tentar passar as fileiras, será morto. Acompanhai o rei quando sair e quando entrar.

9. Os centuriões fizeram conforme tudo quanto o sacerdote Joiada havia ordenado. Cada um levou os seus homens ao sacerdote Joiada, tanto os que entravam quanto os que saíam do serviço no sábado.

10. O sacerdote entregou aos centuriões as lanças e os escudos que haviam sido do rei Davi e estavam no templo do SENHOR.

11. Os guardas, cada um com as armas na mão, se puseram em volta do rei, do lado direito e esquerdo do templo, ao longo do altar e do templo.

12. Então Joiada lhes apresentou o filho do rei, colocou nele a coroa e lhe entregou uma cópia do testemunho. Então o proclamaram rei e o ungiram batendo palmas e clamando: Viva o rei!

13. Quando Atalia ouviu o barulho dos guardas e do povo, foi ao templo do SENHOR onde estava o povo.

14. Ela viu o rei junto à coluna, conforme o costume, e os capitães e os trombeteiros junto ao rei; e todo o povo da terra se alegrava e tocava trombetas. Então Atalia rasgou as vestes e bradou: Traição! Traição!

15. Então o sacerdote Joiada deu esta ordem aos centuriões que comandavam as tropas: Trazei-a para fora das fileiras e matai à espada todo aquele que a seguir. Pois o sacerdote tinha dito: Não seja ela morta no templo do SENHOR.

16. Eles a prenderam e a conduziram ao palácio real pela entrada dos cavalos, e ali a mataram.

17. Joiada fez uma aliança entre o SENHOR, o rei e o povo, pela qual este seria o povo do SENHOR; também fez uma aliança entre o rei e o povo.

18. Então todo o povo da terra entrou no templo de Baal e o derrubou, destruindo totalmente seus altares e suas imagens. Eles ainda mataram Matã, sacerdote de Baal, nos altares. O sacerdote também colocou vigias sobre o templo do SENHOR.

19. Também levou os centuriões, os cários, os guardas e todo o povo da terra; eles levaram o rei do templo do SENHOR ao palácio real, através da porta da guarda, e ele se assentou no trono dos reis.

20. Todo o povo da terra se alegrou, e a cidade ficou em paz depois que mataram Atalia à espada, junto ao palácio real.

21. Joás tinha sete anos quando começou a reinar.