2 Reis 14

1. No segundo ano de Jeoás, filho de Jeoacaz, rei de Israel, Amazias, filho de Joás, rei de Judá, começou a reinar.

2. Ele tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. Sua mãe se chamava Jeoadã, de Jerusalém.

3. Ele fez o que era correto diante do SENHOR. Embora não fosse como Davi, seu antepassado, procedeu como seu pai Joás em tudo.

4. Mas os altares das colinas não foram retirados, o povo continuava sacrificando e queimando incenso neles.

5. Uma vez que o reino estava consolidado sob seu controle, ele mandou matar os servos que haviam assassinado o rei, seu pai;

6. mas mandou poupar os filhos dos assassinos, conforme o que está escrito no livro da lei de Moisés, de acordo com a ordem do SENHOR: Não serão mortos os pais por causa dos filhos, nem os filhos por causa dos pais; mas cada um será morto pelo seu próprio pecado.

7. Ele também mandou matar dez mil edomitas no vale do Sal e conquistou Selá em batalha, dando-lhe o nome Jocteel, nome que tem até hoje.

8. Então Amazias enviou mensageiros a Jeoás, filho de Jeoacaz, filho de Jeú, rei de Israel, dizendo: Vem, enfrentemos um ao outro.

9. Mas Jeoás, rei de Israel, mandou dizer a Amazias, rei de Judá: O espinheiro do Líbano mandou dizer ao cedro do Líbano: Dá tua filha em casamento a meu filho. Mas uma fera do Líbano pisoteou o espinheiro.

10. Na verdade atacaste Edom e te tornaste orgulhoso; gloria-te disso, mas fica em tua casa; pois, por que causarias ruína para ti e Judá?

11. Mas Amazias não deu atenção, e Jeoás, rei de Israel, o atacou. Ele e Amazias, rei de Judá, confrontaram-se em Bete-Semes, no território de Judá.

12. Então Judá foi derrotado por Israel, e cada um fugiu para a sua casa.

13. Jeoás, rei de Israel, prendeu Amazias, rei de Judá, filho de Joás, filho de Acazias, em Bete-Semes, e foi a Jerusalém e destruiu quatrocentos côvados do seu muro, da porta de Efraim até a porta da esquina.

14. Ele se apossou de todo o ouro, de toda a prata e de todos os utensílios do templo do SENHOR e dos tesouros do palácio real, como também fez reféns, e voltou para Samaria.

15. Os demais atos de Jeoás, o que realizou e o seu poder, e como lutou contra Amazias, rei de Judá, estão escritos no livro das crônicas dos reis de Israel.

16. Jeoás descansou com seus pais e foi sepultado em Samaria, junto aos reis de Israel. Jeroboão, seu filho, reinou em seu lugar.

17. Amazias, filho de Joás, rei de Judá, viveu quinze anos depois da morte de Jeoás, filho de Jeoacaz, rei de Israel.

18. Os demais atos de Amazias estão escritos no livro das crônicas dos reis de Judá.

19. Conspiraram contra ele em Jerusalém, e ele fugiu para Laquis, mas mandaram persegui-lo até Laquis, onde o mataram.

20. Então o carregaram sobre cavalos; e ele foi sepultado em Jerusalém, junto a seus pais, na Cidade de Davi.

21. Todo o povo de Judá proclamou Azarias, de dezesseis anos, rei em lugar de seu pai Amazias.

22. Ele reconquistou e reedificou Elate, em Judá, depois que o rei descansou com seus pais.

23. No décimo quinto ano do reinado de Amazias, filho de Joás, rei de Judá, Jeroboão, filho de Jeoás, rei de Israel, começou a reinar em Samaria, e reinou quarenta e um anos.

24. Ele fez o que era mau diante do SENHOR; não deixou nenhum dos pecados que Jeroboão, filho de Nebate, fizera Israel cometer.

25. Foi ele que restabeleceu o território de Israel, desde Lebo-Hamate até o mar da Arabá, conforme o SENHOR, Deus de Israel, havia falado por meio de seu servo Jonas, filho do profeta Amitai, de Gate-Héfer.

26. Porque o SENHOR viu como o sofrimento de Israel era severo, tanto para o escravo quanto para o livre. Não havia ninguém que socorresse Israel.

27. O SENHOR ainda não havia falado em apagar o nome de Israel de debaixo do céu, por isso o livrou por meio de Jeroboão, filho de Jeoás.

28. Os demais atos de Jeroboão, tudo que realizou, e seu poder, como lutou e reconquistou para Israel Damasco e Hamate, que haviam sido de Judá, estão escritos no livro das crônicas de Israel.

29. Jeroboão descansou com seus pais, os reis de Israel. E Zacarias, seu filho, reinou em seu lugar.