1 Crônicas 14

1. Hirão, rei de Tiro, mandou mensageiros a Davi, levando madeira de cedro, pedreiros e carpinteiros para lhe edificarem um palácio.

2. Então Davi percebeu que o SENHOR o tinha confirmado como rei sobre Israel, pois o seu reino tinha sido muito exaltado, por amor do seu povo, Israel.

3. Davi tomou outras mulheres em Jerusalém, e teve mais filhos e filhas.

4. Estes são os nomes dos filhos que lhe nasceram em Jerusalém: Samua, Sobabe, Natã, Salomão,

5. Ibar, Elisua, Elpelete,

6. Nogá, Nefegue, Jafia,

7. Elisama, Beeliada e Elifelete.

8. Quando os filisteus ouviram que Davi tinha sido ungido rei sobre todo o Israel, saíram à sua procura. Mas, ao saber disso, Davi logo saiu para atacá-los.

9. Os filisteus tinham vindo e invadido o vale de Refaim.

10. Então Davi consultou a Deus, perguntando: Atacarei os filisteus? Tu os entregarás nas minhas mãos? O SENHOR lhe disse: Ataca, pois eu os entregarei nas tuas mãos.

11. Os filisteus atacaram Baal-Perazim, onde Davi os derrotou. Davi disse: Deus rompeu os meus inimigos como as águas rompem barreiras, por intermédio da minha mão. Por isso, deram àquele lugar o nome de Baal-Perazim.

12. Eles deixaram ali os seus deuses, que foram incinerados, por ordem de Davi.

13. Mas os filisteus voltaram a invadir o vale.

14. Davi voltou a consultar a Deus, que lhe respondeu: Tu não os atacarás ali, mas dá a volta por trás e ataca-os na frente das amoreiras.

15. Quando ouvires um barulho de marcha pelas copas das amoreiras, sairás à luta, porque Deus terá saído adiante de ti para ferir o exército dos filisteus.

16. Davi fez como Deus havia ordenado, e eles derrotaram o exército dos filisteus, desde Gibeão até Gezer.

17. Assim, a fama de Davi se espalhou por todas aquelas terras, e o SENHOR fez com que todas aquelas nações tivessem medo dele.