1 Crônicas 22

1. Então Davi disse: Este é o templo do SENHOR Deus, e este é o altar do holocausto para Israel.

2. Então Davi mandou reunir os estrangeiros que residiam em Israel, e os designou como pedreiros, para lavrarem pedras de cantaria para construir o templo de Deus.

3. Também juntou muito ferro para as ferragens e dobradiças das portas das entradas, e tanto bronze que nem se podia pesar,

4. e madeira de cedro sem conta, porque os sidônios e tírios traziam cedro em grande quantidade para Davi.

5. Porque Davi dizia: Meu filho Salomão ainda é moço e sem experiência, e o templo que será construído para o SENHOR deve ser magnífico em excelência, de renome e glória em todas as terras. Por isso, eu lhe farei os preparativos. Assim, Davi fez grandes preparativos antes da sua morte.

6. Então ele chamou seu filho Salomão e lhe ordenou que edificasse um templo ao SENHOR, Deus de Israel.

7. Davi disse a Salomão: Meu filho, planejei construir um templo ao nome do SENHOR, meu Deus.

8. Porém, a palavra do SENHOR veio a mim: Derramaste muito sangue e fizeste grandes guerras; não construirás um templo ao meu nome, porque derramaste muito sangue na terra diante de mim.

9. Tu gerarás um filho que será homem pacífico, e eu lhe darei descanso de todos os seus inimigos ao redor. Portanto, o seu nome será Salomão, e eu darei paz e descanso a Israel durante os seus dias.

10. Ele construirá um templo ao meu nome. Ele será meu filho, e eu serei seu pai, e confirmarei o trono do seu reino sobre Israel para sempre.

11. Agora, meu filho, o SENHOR seja contigo para que tenhas sucesso em edificar o templo do SENHOR, teu Deus, como ele falou a teu respeito.

12. Que o SENHOR te conceda prudência e entendimento para governares sobre Israel e para obedeceres à lei do SENHOR, teu Deus.

13. Se tiveres o cuidado de obedecer aos estatutos e aos juízos que o SENHOR ordenou a Moisés acerca de Israel, terás sucesso. Sê forte e corajoso; não temas, nem desanimes.

14. Com muito empenho, preparei para o templo do SENHOR cem mil talentos de ouro e um milhão de talentos de prata, e tanto bronze e ferro que não se pode pesar. Também preparei madeira e pedras; e tu os aumentarás ainda mais.

15. Além disso, tens um grande número de trabalhadores, cortadores de pedra, pedreiros e carpinteiros, e inúmeros homens habilidosos em todo tipo de trabalho

16. em ouro, prata, bronze e ferro. Levanta-te! Mãos à obra! O SENHOR esteja contigo!

17. Davi também ordenou que todos os chefes de Israel ajudassem seu filho Salomão:

18. O SENHOR, vosso Deus, certamente está convosco e vos deu descanso de todos os lados, pois entregou na minha mão os habitantes da terra; e a terra foi subjugada diante do SENHOR e diante do seu povo.

19. Disponde agora o coração e a alma para buscardes ao SENHOR, vosso Deus. Levantai-vos e edificai o santuário do SENHOR Deus, para que a arca da aliança do SENHOR e os utensílios sagrados de Deus sejam trazidos para o templo que será construído ao nome do SENHOR.