2 Crônicas 10

1. Roboão foi para Siquém, porque todo o Israel se ajuntara ali para proclamá-lo rei.

2. Jeroboão, filho de Nebate, que ainda estava no Egito, para onde tinha fugido do rei Salomão, ouviu isso e voltou do Egito,

3. de onde mandaram chamá-lo. Jeroboão e todo o Israel vieram e disseram a Roboão:

4. Teu pai pôs um jugo pesado sobre nós; agora, alivia a dura servidão e o pesado jugo que teu pai nos impôs, e nós te serviremos.

5. Ele lhes respondeu: Voltai a mim daqui a três dias. Então o povo se foi.

6. O rei Roboão buscou conselho com os anciãos que tinham servido seu pai Salomão quando este ainda vivia, e perguntou-lhes: Como aconselhais que eu responda a este povo?

7. Eles lhe disseram: Se fores bondoso para com este povo, lhe agradares e lhe disseres boas palavras, então eles serão teus servos para sempre.

8. Porém ele deixou o conselho dos anciãos e buscou o conselho dos jovens que haviam crescido com ele, e que o serviam.

9. Ele lhes perguntou: Que aconselhais que respondamos a este povo que me disse: Alivia o jugo que teu pai nos impôs?

10. Os jovens que haviam crescido com ele responderam: Assim dirás a este povo que disse: Teu pai fez pesado nosso jugo, mas alivia-o de sobre nós; assim lhe falarás: O meu dedo mínimo é mais grosso que a cintura de meu pai.

11. Assim, se meu pai vos impôs jugo pesado, eu aumentarei ainda mais o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites; porém eu vos castigarei com escorpiões.

12. Jeroboão veio com todo o povo a Roboão, ao terceiro dia, como o rei havia ordenado, dizendo: Voltai a mim ao terceiro dia.

13. O rei Roboão lhes respondeu asperamente e, deixando o conselho dos anciãos,

14. falou-lhes conforme o conselho dos jovens: Meu pai fez pesado o vosso jugo, mas eu o aumentarei mais; meu pai vos castigou com açoites, mas eu vos castigarei com escorpiões.

15. O rei não deu ouvidos ao povo, porque esta mudança vinha de Deus, para confirmar a palavra que o SENHOR tinha dito a Jeroboão, filho de Nebate, por intermédio de Aías, o silonita.

16. Quando todo o Israel viu que o rei se recusava a lhe dar ouvidos, respondeu-lhe: Que temos nós com Davi? Não temos herança com o filho de Jessé! Às tuas tendas, ó Israel! Cuida de tua casa, ó Davi! Então todo o Israel foi para sua casa.

17. Mas Roboão reinou sobre os israelitas que moravam nas cidades de Judá.

18. O rei Roboão enviou-lhes Adorão, encarregado do trabalho forçado; mas os israelitas o apedrejaram, e ele morreu. O rei Roboão subiu depressa em seu carro e fugiu para Jerusalém.

19. Assim Israel se rebelou contra a dinastia de Davi até o dia de hoje.