2 Crônicas 19

1. Então Josafá, rei de Judá, voltou em paz à sua casa em Jerusalém.

2. Mas Jeú, filho de Hanani, o vidente, foi ao encontro do rei Josafá e lhe disse: Devias ajudar o ímpio e amar aqueles que odeiam o SENHOR? Por isso virá sobre ti grande ira da parte do SENHOR.

3. Porém, alguma virtude se acha em ti, porque tiraste os postes-ídolos da terra e dispuseste o coração para buscar a Deus.

4. Josafá morou em Jerusalém e voltou a passar pelo povo, desde Berseba até a região montanhosa de Efraim, fazendo com que voltasse ao SENHOR, Deus de seus pais.

5. Ele estabeleceu juízes na terra, em todas as cidades fortes de Judá, de cidade em cidade;

6. e disse aos juízes: Vede o que fazeis, porque não julgais para o homem, mas para o SENHOR, e ele está convosco no julgamento.

7. Agora, seja o temor do SENHOR convosco; tende cuidado no que fazeis, porque não há injustiça ou parcialidade no SENHOR, nosso Deus, e ele não aceita suborno.

8. Josafá também estabeleceu alguns levitas, sacerdotes e chefes das famílias de Israel em Jerusalém, para decidirem sobre os estatutos do SENHOR e sobre controvérsias. E voltaram para Jerusalém.

9. Ele lhes ordenou: Assim procedei no temor do SENHOR, com fidelidade e com coração íntegro.

10. Todas as vezes que vos chegar alguma controvérsia de vossos irmãos que habitam nas suas cidades, seja um crime de sangue, seja sobre lei e mandamento ou estatutos e juízos, adverti-os a que não se façam culpados para com o SENHOR, para que não venha grande ira sobre vós e sobre vossos irmãos. Procedei assim, e não vos fareis culpados.

11. Amarias, o sumo sacerdote, presidirá sobre vós em todos os negócios do SENHOR; e Zebadias, filho de Ismael, chefe da tribo de Judá, em todos os negócios relativos ao rei; os levitas também serão oficiais diante de vós. Procedei corajosamente, e que o SENHOR seja com os que são corretos.