2 Crônicas 22

1. Em seu lugar, os habitantes de Jerusalém proclamaram Acazias, seu filho mais novo, como rei, porque a tropa que veio com os árabes ao acampamento havia matado todos os mais velhos. Assim, reinou Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá.

2. Ele tinha quarenta e dois anos quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém. Sua mãe se chamava Atalia, filha de Onri.

3. Ele também seguiu os caminhos da família de Acabe, porque sua mãe era sua conselheira para fazer o mal.

4. Ele fez o que era mau diante do SENHOR, como fez os da família de Acabe; porque eram seus conselheiros depois da morte de seu pai, para sua desgraça.

5. Seguindo esses conselhos, ele foi com Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, atacar Hazael, rei da Síria, junto a Ramote-Gileade; e os sírios feriram Jorão,

6. o qual voltou a Jezreel para curar-se das feridas sofridas em Ramá, quando lutava contra Hazael, rei da Síria. Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá, desceu para visitar Jorão, filho de Acabe, em Jezreel, por ele estar doente.

7. Foi pela vontade de Deus que Acazias, para sua desgraça, visitou Jorão. Ao chegar, saiu com Jorão para encontrar Jeú, filho de Ninsi, a quem o SENHOR tinha ungido para exterminar a família de Acabe.

8. Quando executava juízo contra a família de Acabe, Jeú encontrou os chefes de Judá e os sobrinhos de Acazias, que o serviam, e os matou.

9. Depois procurou Acazias, o qual foi preso quando se refugiava em Samaria. Ele foi trazido a Jeú, e o mataram. Então o sepultaram e disseram: É descendente de Josafá, que buscou o SENHOR de todo o coração. Não havia ninguém da família de Acazias que fosse capaz de reinar.

10. Quando Atalia, mãe de Acazias, viu que seu filho estava morto, levantou-se e destruiu toda a linhagem real da família de Judá.

11. Mas Jeosabeate, filha do rei, pegou Joás, filho de Acazias, dentre os filhos do rei que seriam assassinados, o raptou e escondeu num quarto com sua ama. Assim Jeosabeate, filha do rei Jeorão, mulher do sacerdote Joiada e irmã de Acazias, o escondeu de Atalia, de modo que ela não o matou.

12. Ele ficou escondido com eles seis anos, no templo de Deus. Enquanto isso, Atalia reinou sobre a terra.