Êxodo 13

1. O SENHOR falou a Moisés:

2. Consagra-me todo primogênito, todo o primeiro a sair do ventre de sua mãe entre os israelitas, tanto homens como animais, porque será meu.

3. E Moisés disse ao povo: Lembrai-vos deste dia em que saístes do Egito, da casa da escravidão, pois o SENHOR vos tirou daqui com mão forte. Por isso, não se comerá pão fermentado.

4. Estais saindo hoje, no mês de abibe.

5. Quando o SENHOR te houver feito entrar na terra dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos heveus e dos jebuseus, que ele jurou a teus pais que te daria, terra que dá leite e mel, observarás este ritual.

6. Comerás pães sem fermento durante sete dias, e no sétimo dia haverá uma festa ao SENHOR.

7. Durante sete dias se comerão pães sem fermento, e não deverá haver pão fermentado nem fermento em todo o teu território.

8. Naquele dia dirás a teu filho: Isto é por causa do que o SENHOR fez por mim, quando saí do Egito.

9. Isto te servirá de sinal em tua mão e de memorial entre teus olhos, para que a lei do SENHOR esteja em tua boca; porque o SENHOR te tirou do Egito com mão forte.

10. Por isso cumprirás esse estatuto na sua época, a cada ano.

11. Também quando o SENHOR te houver feito entrar na terra dos cananeus, e a tiver dado a ti, conforme jurou a ti e a teus pais,

12. separarás para o SENHOR todo o primeiro a sair do ventre de sua mãe, incluindo todo primogênito dos teus animais; os machos serão do SENHOR.

13. Mas resgatarás com um cordeiro todo primogênito de jumenta; se não o quiseres resgatar, quebra-lhe o pescoço. Resgatarás também todo primogênito entre teus filhos.

14. E, no futuro, quando teu filho te perguntar: Que significa isso? Responderás: O SENHOR nos tirou do Egito, da casa da escravidão, com mão forte.

15. E aconteceu que, insistindo o faraó em não nos deixar sair, o SENHOR matou todos os primogênitos na terra do Egito, tanto dos homens como dos animais; por isso sacrifico ao SENHOR todos os primeiros animais machos a saírem do ventre, e resgato todo primogênito de meus filhos.

16. E isso te servirá de sinal na tua mão e de símbolo entre os teus olhos, porque o SENHOR nos tirou do Egito com mão forte.

17. Quando o faraó deixou o povo sair, Deus não o conduziu pelo caminho da terra dos filisteus, embora fosse mais curto, pois disse: Para que, caso enfrente guerra, o povo não se arrependa e volte para o Egito.

18. Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto, perto do mar Vermelho. Os israelitas subiram armados da terra do Egito.

19. Moisés levou consigo os ossos de José, porque este havia feito os israelitas jurarem solenemente: Certamente Deus vos visitará, e levareis daqui os meus ossos.

20. Assim, partiram de Sucote e acamparam-se em Etã, à entrada do deserto.

21. E o SENHOR ia à frente deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.

22. E a coluna de nuvem não se distanciava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite.