Êxodo 19

1. No fim do terceiro mês depois que os israelitas haviam saído da terra do Egito, naquele mesmo dia, chegaram ao deserto do Sinai.

2. Tendo partido de Refidim, entraram no deserto do Sinai, onde acamparam; e Israel ficou acampado ali, em frente do monte.

3. Moisés subiu até Deus, e o SENHOR o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó e anunciarás aos israelitas:

4. Vistes o que fiz aos egípcios e como vos carreguei sobre asas de águias e vos trouxe a mim.

5. Agora, portanto, se ouvirdes atentamente a minha voz e guardardes a minha aliança, sereis minha propriedade exclusiva dentre todos os povos, porque toda a terra é minha;

6. mas vós sereis para mim reino de sacerdotes e nação santa. Essas são as palavras que falarás aos israelitas.

7. Moisés voltou e, tendo convocado os anciãos do povo, expôs diante deles todas as palavras que o SENHOR lhe havia ordenado.

8. E todo o povo respondeu de comum acordo: Faremos tudo o que o SENHOR falou. E Moisés relatou ao SENHOR as palavras do povo.

9. Então o SENHOR disse a Moisés: Virei a ti numa nuvem espessa, para que o povo ouça quando eu falar contigo e sempre creia em ti. Porque Moisés havia anunciado as palavras do povo ao SENHOR.

10. E o SENHOR também disse a Moisés: Vai ao povo e santifica-o hoje e amanhã. Eles deverão lavar suas roupas,

11. e estar prontos para o terceiro dia; pois, no terceiro dia, o SENHOR descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai.

12. Tu também marcarás limites para o povo em redor do monte, dizendo: Cuidado para não subir o monte, nem tocá-lo. Todo aquele que tocar o monte será morto.

13. Ninguém encostará a mão naquele que fizer isso; ele será apedrejado ou flechado; seja animal, seja homem, não viverá. Mas, quando a trombeta soar longamente, eles subirão até a base do monte.

14. Então Moisés desceu do monte e santificou o povo; e eles lavaram suas roupas.

15. E ele disse ao povo: Estai prontos para o terceiro dia; e não vos chegueis a mulher.

16. No terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões, relâmpagos e uma nuvem espessa sobre o monte; e ouviu-se um soar de trombeta muito forte, a ponto de fazer estremecer todo o povo que estava no acampamento.

17. Então Moisés levou o povo para fora do acampamento ao encontro de Deus; e eles ficaram na base do monte.

18. Todo o monte Sinai fumegava, pois o SENHOR havia descido sobre ele em fogo. A fumaça subia como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia muito.

19. Enquanto o som da trombeta aumentava cada vez mais, Moisés falava, e Deus lhe respondia por meio de um trovão.

20. E, tendo o SENHOR descido sobre o monte Sinai, sobre o topo do monte, chamou Moisés para lá; e Moisés subiu.

21. Então o SENHOR disse a Moisés: Desce, adverte o povo, para não acontecer que ultrapasse os limites para vir até o SENHOR a fim de vê-lo, e muitos deles morram.

22. Os sacerdotes que se aproximam do SENHOR também devem se santificar, para que o SENHOR não se volte contra eles.

23. Moisés respondeu ao SENHOR: O povo não poderá subir ao monte Sinai, porque tu nos advertiste, dizendo: Marca limites ao redor do monte e santifica-o.

24. E o SENHOR insistiu: Vai, desce. Depois subirás com Arão; mas os sacerdotes e o povo não poderão ultrapassar os limites para subir até o SENHOR, para que não se volte contra eles.

25. Então Moisés desceu até o povo e lhe disse isso.