Êxodo 29

1. Isto é o que farás para os consagrar, para que me sirvam como sacerdotes: Escolhe um novilho e dois carneiros sem defeito,

2. pão sem fermento, bolos sem fermento amassados com azeite, e bolachas sem fermento, untados com azeite; tu os farás de flor de farinha de trigo.

3. E os colocarás num cesto, e os levarás no cesto junto com o novilho e os dois carneiros.

4. Então levarás Arão e seus filhos à entrada da tenda da revelação e os lavarás com água.

5. Em seguida, pegarás as roupas e vestirás Arão com a túnica, o manto do colete sacerdotal, o colete sacerdotal, e o peitoral, e lhe prenderás o colete com seu cinto;

6. e lhe porás a mitra na cabeça; e sobre a mitra, a coroa sagrada.

7. Então pegarás o óleo da unção e o ungirás, derramando-o sobre a cabeça.

8. Depois trarás seus filhos e os farás vestir túnicas,

9. e porás cintos em Arão e em seus filhos, e lhes colocarás os turbantes. O sacerdócio lhes pertencerá por estatuto perpétuo. Assim consagrarás Arão e seus filhos.

10. Mandarás trazer o novilho diante da tenda da revelação, e Arão e seus filhos colocarão as mãos sobre a cabeça do novilho.

11. Matarás o novilho em sacrifício diante do SENHOR, à entrada da tenda da revelação.

12. Depois pegarás um pouco do sangue do novilho e o passarás com o dedo sobre as pontas do altar; todo o restante derramarás à base do altar.

13. Também pegarás toda a gordura que cobre as vísceras, a protuberância do fígado, os dois rins e a gordura que houver neles, e os queimarás sobre o altar.

14. Mas queimarás fora do acampamento a carne, o couro e o excremento do novilho; é sacrifício pelo pecado.

15. Depois pegarás um carneiro, e Arão e seus filhos colocarão as mãos sobre a cabeça dele,

16. e matarás o carneiro em sacrifício. Pegarás o sangue e o derramarás sobre o altar ao redor;

17. e cortarás o carneiro em partes, lavarás as vísceras e as pernas, e as colocarás sobre a cabeça do carneiro e sobre as demais partes.

18. Depois queimarás todo o carneiro sobre o altar; é holocausto para o SENHOR; é aroma suave, oferta queimada ao SENHOR.

19. Depois pegarás o outro carneiro, e Arão e seus filhos colocarão as mãos sobre a cabeça dele.

20. Matarás o carneiro em sacrifício, pegarás um pouco do sangue e o colocarás sobre a ponta da orelha direita de Arão e de seus filhos, e também sobre o polegar da mão direita e do pé direito de cada um deles; e derramarás o sangue sobre o altar ao redor.

21. Então pegarás um pouco do sangue que estará sobre o altar, e do óleo da unção, e os derramarás sobre Arão e seus filhos e sobre as vestes deles. Assim ele, suas vestes, seus filhos e as vestes deles serão santificados.

22. Depois tirarás a gordura e a cauda gorda do carneiro, a gordura que cobre as vísceras e a protuberância do fígado, os dois rins com a gordura que neles houver e a coxa direita (porque é carneiro de consagração),

23. e do cesto dos pães sem fermento que estará diante do SENHOR tirarás um pão, um bolo de pão azeitado e uma bolacha,

24. e colocarás tudo nas mãos de Arão e de seus filhos; e o moverás diante do SENHOR como oferta de movimento.

25. Depois o pegarás das suas mãos e o queimarás no altar sobre o holocausto, como aroma suave diante do SENHOR; é oferta queimada ao SENHOR.

26. Também pegarás o peito do carneiro da consagração, que pertence a Arão, e o moverás diante do SENHOR como oferta de movimento; e esta será a tua porção.

27. E santificarás o peito da oferta de movimento e a coxa ofertada, depois de movida e ofertada; isto é, a parte do carneiro da consagração que pertence a Arão e a seus filhos;

28. esta será a porção de Arão e de seus filhos por direito perpétuo, como contribuição dos israelitas. É uma oferta, oferta que virá dos sacrifícios pacíficos que fizerem ao SENHOR.

29. As vestes sagradas de Arão ficarão para seus descendentes, para serem ungidos e consagrados com elas.

30. Durante sete dias, o filho de Arão que for sacerdote em seu lugar as vestirá, quando entrar na tenda da revelação para ministrar no lugar santo.

31. Também pegarás o carneiro de consagração e cozinharás a sua carne no lugar santo.

32. E Arão e seus filhos comerão a carne do carneiro, e o pão que está no cesto, à entrada da tenda da revelação;

33. e comerão as coisas com que for feita expiação para consagrá-los e santificá-los. Ninguém mais poderá comer delas, porque são santas.

34. Se sobrar alguma coisa da carne da consagração, ou do pão, até a manhã seguinte, será queimada no fogo; não poderá ser comida, porque é santa.

35. Assim farás a Arão e a seus filhos conforme tudo o que tenho ordenado a ti; durante sete dias os consagrarás.

36. A cada dia, oferecerás o novilho de sacrifício para expiação do pecado e purificarás o altar, fazendo expiação por ele, e o ungirás para santificá-lo.

37. Durante sete dias, farás expiação pelo altar, e o santificarás; e o altar será santíssimo. Tudo o que tocar o altar será santo.

38. Isto é o que oferecerás sobre o altar continuamente: dois cordeiros de um ano, a cada dia.

39. Oferecerás um cordeiro pela manhã, e o outro cordeiro à tarde.

40. Oferecerás com um cordeiro a décima parte de um efa de flor de farinha, misturada com a quarta parte de um him de azeite batido; e, como libação, a quarta parte de um him de vinho.

41. Apresentarás uma oferta de cereais com o cordeiro da tarde, como fizeste com a oferta da manhã, conforme a sua oferta de libação, como aroma suave; é oferta queimada ao SENHOR.

42. Este será um holocausto contínuo através de vossas gerações, à entrada da tenda da revelação, diante do SENHOR, onde vos encontrarei, para falar contigo.

43. Virei aos israelitas ali, e a tenda será santificada pela minha glória.

44. Santificarei a tenda da revelação e o altar. Também consagrarei Arão e seus filhos, para que me sirvam como sacerdotes.

45. Habitarei no meio dos israelitas e serei o seu Deus;

46. e eles saberão que eu sou o SENHOR seu Deus, que os tirou da terra do Egito para habitar no meio deles. Eu sou o SENHOR seu Deus.