Êxodo 30

1. Farás um altar para queimar o incenso; sim, tu o farás de madeira de acácia.

2. Seu comprimento e sua largura serão de um côvado; ele será quadrado, e sua altura será de dois côvados. As suas pontas formarão uma só peça com ele.

3. Ele será revestido de ouro puro, tanto a face superior como as suas paredes ao redor e as suas pontas; e tu lhe farás uma moldura de ouro ao redor.

4. Também lhe farás duas argolas de ouro debaixo da moldura, nos dois cantos de ambos os lados, e elas servirão para sustentar as varas com as quais o altar será carregado.

5. As varas também serão de madeira de acácia, revestidas de ouro.

6. Porás o altar diante do véu que está diante da arca do testemunho, diante do propiciatório que está sobre o testemunho, onde me encontrarei contigo.

7. Arão queimará o incenso das especiarias sobre ele; ele o queimará todas as manhãs, quando puser em ordem as lâmpadas.

8. Também o queimará quando acender as lâmpadas à tarde. O incenso será queimado perpetuamente diante do SENHOR, através de vossas gerações.

9. Não oferecereis outro incenso, nem holocausto, nem oferta de cereais sobre este altar; tampouco derramareis ofertas de libação sobre ele.

10. Uma vez no ano, Arão fará expiação sobre as pontas do altar. Fará expiação sobre ele com o sangue do sacrifício de expiação do pecado, uma vez no ano, através de vossas gerações; ele é santíssimo ao SENHOR.

11. O SENHOR disse a Moisés:

12. Quando fizeres a contagem dos israelitas para o censo, cada um deles dará ao SENHOR o resgate da sua vida, para que não haja entre eles nenhuma praga por ocasião do censo.

13. Ao ser recenseado, cada um dará meio siclo, segundo o siclo do santuário (este siclo é de vinte geras); meio siclo é a oferta ao HOR.

14. Quem for recenseado, de vinte anos para cima, dará a oferta do SENHOR.

15. Quando derem a oferta do SENHOR, feita como expiação por vossa vida, o rico não dará mais do que meio siclo, nem o pobre dará menos.

16. Receberás o dinheiro da expiação dos israelitas e o aplicarás no serviço da tenda da revelação, para que sirva de memorial em favor dos israelitas diante do SENHOR, para fazerdes expiação por vossa vida.

17. O SENHOR disse a Moisés:

18. Farás também uma pia de bronze com a base de bronze, para servir de lavatório. Tu a porás entre a tenda da revelação e o altar, e despejarás água nela,

19. com a qual Arão e seus filhos lavarão as mãos e os pés.

20. Quando entrarem na tenda da revelação, ou quando se aproximarem do altar para ministrar, para fazer oferta queimada ao SENHOR, eles se lavarão com água, para que não morram.

21. Lavarão as mãos e os pés, para que não morram. Isto será um estatuto perpétuo para ele e para a sua descendência, através de suas gerações.

22. O SENHOR disse a Moisés:

23. Reúne as principais especiarias: quinhentos siclos da mais pura mirra, e a metade disso, duzentos e cinquenta siclos, de canela aromática e de cálamo aromático,

24. quinhentos siclos de cássia, segundo o siclo do santuário, e um him de azeite de oliva.

25. Farás com eles um óleo sagrado para as unções, perfume composto segundo a arte de perfumista. Este será o óleo sagrado para as unções.

26. Ungirás com ele a tenda da revelação, a arca do testemunho,

27. a mesa com todos os seus utensílios, o candelabro com os seus utensílios, o altar de incenso,

28. o altar do holocausto com todos os seus utensílios e a pia com a sua base.

29. Assim santificarás essas coisas para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nelas será santo.

30. Também ungirás Arão e seus filhos, e os santificarás para me servirem como sacerdotes.

31. E falarás aos israelitas: Este será para mim o óleo sagrado para as unções, através de todas as vossas gerações.

32. Não será usado para ungir o corpo de outro homem; nem fareis outro, de composição semelhante. Ele é sagrado, e será sagrado para vós.

33. Quem vier a compor um óleo como este, ou com ele ungir um homem comum, será eliminado do seu povo.

34. O SENHOR disse a Moisés: Reúne especiarias aromáticas em quantidades iguais: estoraque, ônica e gálbano; essas substâncias aromáticas e incenso puro.

35. Com eles farás incenso, perfume segundo a arte de perfumista, temperado com sal, puro e santo.

36. Parte dele reduzirás a pó e colocarás diante do testemunho, na tenda da revelação, onde me encontrarei contigo; será santíssimo para vós.

37. Não fareis para vós mesmos nenhum incenso da mesma composição para vosso uso particular; considerai-o santo para o SENHOR.

38. Quem fizer algum como este, para sentir o seu aroma, será eliminado do seu povo.