Isaías 31

1. Ai dos que descem ao Egito em busca de ajuda, que confiam em cavalos e põem fé nos seus muitos carros e na força de seus cavaleiros; e não atentam para o Santo de Israel nem buscam o SENHOR.

2. Entretanto, ele também é sábio; enviará o mal e não retirará as suas palavras, mas se levantará contra a casa dos perversos e contra a ajuda dos que praticam o mal.

3. Os egípcios são homens, e não Deus; os seus cavalos são carne, e não espírito; e, quando o SENHOR estender a mão, tanto quem ajuda quanto quem busca ajuda tropeçará; ambos serão exterminados.

4. Assim me diz o SENHOR: Do mesmo modo que o leão ruge, como o leão forte ruge sobre a presa, e, quando se reúnem muitos pastores contra eles, não se assustam com a sua voz nem se abatem com sua gritaria, assim o SENHOR dos Exércitos descerá para lutar sobre o monte Sião e sobre a sua colina.

5. Como aves que protegem seus filhotes sob as asas, assim o SENHOR dos Exércitos protegerá Jerusalém; ele a protegerá e a livrará; quando passar, ele a salvará.

6. Israelitas, voltai-vos para aquele contra quem vos rebelastes com teimosia.

7. Naquele dia, cada um jogará fora os seus ídolos de prata e os de ouro, feitos pelas vossas mãos pecaminosas.

8. A Assíria cairá por uma espada, não de homem; e uma espada não humana a consumirá; fugirá da espada, e os seus jovens serão submetidos a trabalhos forçados.

9. A sua rocha protetora cairá por causa do medo, os seus oficiais em pânico desertarão por causa da bandeira, diz o SENHOR, cujo fogo está em Sião e cuja fornalha está em Jerusalém.