Ezequiel 34

1. A palavra do SENHOR veio a mim:

2. Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize aos pastores: Assim diz o SENHOR Deus: Ai dos pastores de Israel, que cuidam de si mesmos! Não devem os pastores cuidar das ovelhas?

3. Comeis a gordura e vos vestis da lã; matais o animal engordado; mas não cuidais das ovelhas.

4. Não fortalecestes a fraca, não curastes a doente, não enfaixastes a ferida, não fostes procurar a desgarrada e não buscastes a perdida; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.

5. Assim se espalharam, por falta de pastor; e serviram de alimento para todos os animais selvagens, pois se espalharam.

6. As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes e por toda montanha alta; as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem que ninguém as procurasse ou as buscasse.

7. Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:

8. Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, já que as minhas ovelhas foram entregues à rapina e serviram de alimento aos animais selvagens, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas, pois cuidam de si mesmos e não das minhas ovelhas;

9. ouvi, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:

10. Assim diz o SENHOR Deus: Eu coloco-me contra os pastores; exigirei as minhas ovelhas das suas mãos e farei com que deixem de cuidar das ovelhas, e não cuidarão mais de si mesmos. Livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que não lhes sirvam mais de alimento.

11. Porque assim diz o SENHOR Deus: Eu, eu mesmo, procurarei as minhas ovelhas e as buscarei.

12. Assim como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, também buscarei as minhas ovelhas. Eu as livrarei de todos os lugares por onde foram espalhadas, no dia de nuvens e de escuridão.

13. Sim, eu as tirarei dentre os povos e as congregarei dentre as nações; eu as levarei para sua terra e cuidarei delas sobre os montes de Israel, junto às correntes de água, e em todos os lugares habitados da terra.

14. Cuidarei delas em pastos férteis, e o seu lugar será nos altos montes de Israel; elas se deitarão ali num bom lugar e pastarão em pastos fartos nos montes de Israel.

15. Eu mesmo cuidarei das minhas ovelhas e as farei repousar, diz o SENHOR Deus.

16. Buscarei a perdida, tornarei a trazer a desgarrada, enfaixarei a ferida, fortalecerei a enferma e vigiarei a gorda e a forte. Eu cuidarei delas com justiça.

17. Quanto a vós, ó ovelhas minhas, assim diz o SENHOR Deus: Julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes.

18. Por acaso não vos basta fartar-vos do bom pasto? Precisais pisotear o restante de vossa pastagem? Não vos basta beber das águas limpas? Precisais sujar o restante das águas?

19. Por acaso as minhas ovelhas comerão o que pisoteastes e beberão o que sujastes?

20. Por isso o SENHOR Deus assim lhes diz: Eu, eu mesmo, julgarei entre a ovelha gorda e a ovelha magra.

21. Porque empurrais com o lado e com o ombro; empurrais com os chifres todas as fracas, até que as espalhais para fora.

22. Portanto, salvarei as minhas ovelhas, e não servirão mais de presa; e julgarei entre ovelhas e ovelhas.

23. E sobre elas levantarei um só pastor, o meu servo Davi, que cuidará delas e lhes servirá de pastor.

24. E eu, o SENHOR, serei o seu Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o SENHOR, disse isso.

25. Farei uma aliança de paz com elas e tirarei da terra os animais ferozes; e elas habitarão em segurança no deserto e dormirão nos bosques.

26. Farei delas e dos lugares ao redor do meu monte uma bênção; e farei descer a chuva a seu tempo; serão chuvas de bênçãos.

27. E as árvores do campo darão o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e estarão seguras na sua terra; saberão que eu sou o SENHOR, quando eu quebrar as cangas do seu jugo e as livrar da mão dos que se serviam delas.

28. Pois não servirão mais de presa aos gentios, nem os animais da terra voltarão a devorá-las; mas habitarão em segurança, e ninguém as espantará.

29. Também lhes darei uma plantação famosa, e nunca mais serão destruídas pela fome na terra, nem levarão mais sobre si a vergonha das nações.

30. Mas saberão que eu, o SENHOR seu Deus, estou com elas, e elas são o meu povo, a casa de Israel, diz o SENHOR Deus.

31. Vós, ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto, sois minhas, e eu sou o vosso Deus, diz o SENHOR Deus.