Levítico 17

1. O SENHOR disse a Moisés:

2. Fala a Arão, aos seus filhos e a todos os israelitas: Isto é o que o SENHOR ordenou:

3. todo israelita que sacrificar boi, cordeiro ou cabra, no acampamento ou fora dele,

4. e não o levar à entrada da tenda da revelação para o oferecer como oferta ao SENHOR, diante do tabernáculo do SENHOR, será responsabilizado pelo sangue; derramou sangue, por isso será eliminado do seu povo.

5. Assim será para que os israelitas levem os sacrifícios que oferecem no campo, isto é, para que os levem ao SENHOR, à entrada da tenda da revelação, ao sacerdote, e os ofereçam como ofertas pacíficas ao SENHOR.

6. E o sacerdote aspergirá o sangue sobre o altar do SENHOR, à entrada da tenda da revelação, e queimará a gordura como um aroma agradável ao SENHOR.

7. Eles nunca mais oferecerão os seus sacrifícios aos ídolos em forma de bode, com os quais se prostituem; isso será um estatuto perpétuo para eles, através das suas gerações.

8. Assim lhes dirás: Todo israelita ou estrangeiro que vive entre vós, que oferecer holocausto ou sacrifício,

9. e não o levar à entrada da tenda da revelação para oferecê-lo ao SENHOR, será eliminado do seu povo.

10. Todo membro da nação israelita, ou estrangeiro que vive entre vós, que comer sangue, contra ele voltarei meu rosto e o eliminarei do seu povo.

11. Porque a vida da carne está no sangue, e eu o tenho dado a vós sobre o altar, para fazer expiação por vós, porque é o sangue que faz expiação pela vida.

12. Por isso falei aos israelitas: Nenhum de vós comerá sangue; nem o estrangeiro que vive entre vós comerá sangue.

13. Todo israelita, ou estrangeiro que vive entre vós, que caçar animal ou ave que se pode comer, derramará o sangue e o cobrirá com terra.

14. Pois a vida de toda a carne é o seu sangue. Por isso falei aos israelitas: Não comereis o sangue de nenhum animal, porque a vida de toda carne é o seu sangue; qualquer um que o comer será eliminado.

15. Todo homem, natural ou estrangeiro, que comer do que morre por si ou do que é dilacerado por animais selvagens, lavará suas roupas, se banhará em água e ficará impuro até a tarde; depois ficará puro.

16. Mas, se não lavar suas roupas, nem banhar o corpo, sofrerá por causa do seu pecado.