Zacarias 12

1. Esta é a palavra do SENHOR a respeito de Israel: Fala o SENHOR, o que estendeu o céu e lançou os alicerces da terra e formou o espírito que há dentro do homem.

2. Farei de Jerusalém uma taça que embriague todos os povos ao redor e também Judá, durante o cerco contra Jerusalém.

3. Naquele dia farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que tentarem erguê-la serão gravemente feridos. Todas as nações da terra se ajuntarão contra ela.

4. Naquele dia, diz o SENHOR, ferirei de medo todos os cavalos, e de loucura, os que montam neles. Mas abrirei os olhos sobre a casa de Judá e ferirei de cegueira todos os cavalos dos povos.

5. Então os chefes de Judá dirão no coração: Os habitantes de Jerusalém são a minha força por causa do SENHOR dos Exércitos, seu Deus.

6. Naquele dia porei os chefes de Judá como um braseiro ardente no meio da lenha, como uma tocha entre feixes de espigas; e eles devorarão todos os povos ao redor, à direita e à esquerda; e Jerusalém será habitada outra vez no seu próprio lugar, em Jerusalém mesmo.

7. O SENHOR também salvará primeiro as tendas de Judá, para que a glória da casa de Davi e a glória dos habitantes de Jerusalém não se engrandeçam sobre Judá.

8. Naquele dia, o SENHOR defenderá os habitantes de Jerusalém, de modo que o mais fraco deles será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o anjo do SENHOR diante deles.

9. Naquele dia, tratarei de destruir todas as nações que atacarem Jerusalém.

10. Mas derramarei o espírito de graça e de súplicas sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém; eles olharão para aquele a quem traspassaram e o prantearão como quem pranteia por seu único filho; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito.

11. Muitos chorarão em Jerusalém naquele dia, como o pranto de Hadade-Rimom no vale de Megido.

12. Todas as famílias da terra prantearão em separado: a família de Davi e suas mulheres; a família de Natã e suas mulheres;

13. a família de Levi e suas mulheres; a família de Simei e suas mulheres;

14. todas as demais famílias e suas mulheres em separado.