Mateus 2

1. Depois de Jesus ter nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, vieram alguns magos do oriente a Jerusalém, perguntando:

2. Onde está o rei dos judeus recém-nascido? Vimos sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.

3. Ao saber disso, o rei Herodes perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém.

4. Depois de convocar todos os principais sacerdotes e os mestres do povo, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo.

5. Eles responderam: Em Belém da Judeia; pois assim está escrito pelo profeta:

6. E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o guia que conduzirá meu povo Israel.

7. Então Herodes chamou secretamente os magos e procurou saber deles com precisão quando a estrela havia aparecido.

8. E, enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide e perguntai cuidadosamente sobre o menino. Quando o achardes, avisai-me, para que eu também vá adorá-lo.

9. Depois de ouvirem o rei, partiram; e a estrela que tinham visto no oriente foi adiante deles, até que parou sobre o lugar onde o menino estava.

10. Ao verem a estrela, os magos ficaram extremamente alegres.

11. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra.

12. Sendo avisados em sonho para não voltar a Herodes, regressaram para sua terra por outro caminho.

13. Depois que os magos partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e lhe disse: Levanta-te, toma o menino e a mãe e foge para o Egito; permanece lá até que eu fale contigo; porque Herodes procurará o menino para matá-lo.

14. José levantou-se durante a noite, tomou o menino e a mãe, e partiu para o Egito;

15. e permaneceu lá até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que o Senhor havia falado pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho.

16. Então Herodes, percebendo que havia sido enganado pelos magos, ficou furioso e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo, em Belém e nos arredores, de acordo com o tempo indicado com precisão pelos magos.

17. Cumpriu-se então o que o profeta Jeremias havia falado:

18. Em Ramá ouviu-se uma voz de lamento e grande pranto; era Raquel chorando por seus filhos e recusando-se a ser consolada, porque eles já não existem.

19. Depois que Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito,

20. dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; pois os que procuravam tirar a vida do menino já morreram.

21. Ele então se levantou, tomou o menino e a mãe, e foi para a terra de Israel.

22. Ouvindo, porém, que Arquelau reinava na Judeia em lugar de seu pai Herodes, José temeu ir para lá; e, avisado em sonho, dirigiu-se para a região da Galileia

23. e foi morar numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que os profetas haviam falado: Ele será chamado Nazareno.