1 Coríntios 5

1. De fato, ouve-se que há imoralidade entre vós, e imoralidade do tipo que nem mesmo entre os gentios se vê, a ponto de alguém manter relações sexuais com a mulher de seu pai.

2. E estais cheios de arrogância! Não devíeis, pelo contrário, lamentar e expulsar do vosso meio quem cometeu isso?

3. Embora eu esteja ausente fisicamente, estou presente em espírito, e já julguei quem fez isso, como se estivesse presente.

4. Quando vos reunirdes em nome de nosso Senhor Jesus, e eu estando convosco em espírito, junto com o poder de nosso Senhor Jesus,

5. entregai esse homem a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.

6. O vosso orgulho não é bom. Não sabeis que um pouco de fermento faz com que toda a massa fique fermentada?

7. Removei o fermento velho, para que sejais massa nova sem fermento, assim como, de fato, sois. Porque Cristo, nosso cordeiro da Páscoa, já foi sacrificado.

8. Portanto, celebremos a festa, não com fermento velho, nem com fermento da maldade e da corrupção, mas com os pães sem fermento da sinceridade e da verdade.

9. Já vos escrevi por carta que não vos associásseis com os imorais.

10. Não me referia aos imorais deste mundo, nem aos avarentos, ladrões ou idólatras. Nesse caso, seria necessário que saísseis do mundo.

11. Mas agora vos escrevo que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for imoral ou ganancioso, idólatra ou caluniador, bêbado ou ladrão. Com esse homem não deveis nem sequer comer.

12. Pois, que me importa julgar os que são de fora? Não julgais vós os que são de dentro?

13. Mas Deus julga os que são de fora. Expulsai esse imoral do vosso meio.