Deuteronômio 16

1. Guarda o mês de abibe e celebra a Páscoa do SENHOR, teu Deus; porque no mês de abibe, de noite, o SENHOR, teu Deus, te tirou do Egito.

2. Das ovelhas e das vacas sacrificarás a Páscoa do SENHOR, teu Deus, no lugar que o SENHOR escolher para ali fazer habitar o seu nome.

3. Nela não comerás pão fermentado; durante sete dias, comerás pães sem fermento, pão de aflição (porque saíste às pressas da terra do Egito), para que te lembres do dia da tua saída da terra do Egito, todos os dias da tua vida.

4. Durante sete dias não haverá fermento contigo, em todo o teu território; e da carne que sacrificares à tarde, no primeiro dia, também não deve ficar nada até a manhã seguinte.

5. Não poderás sacrificar a Páscoa em nenhuma das cidades que o SENHOR, teu Deus, te dá,

6. mas só no lugar que o SENHOR, teu Deus, escolher para ali fazer habitar seu nome. Ali sacrificarás a Páscoa à tarde, ao pôr do sol, no momento exato da tua saída do Egito.

7. Então a cozinharás e a comerás no lugar que o SENHOR, teu Deus, escolher. Depois, pela manhã, voltarás para as tuas tendas.

8. Durante seis dias, comerás pães sem fermento, e no sétimo dia haverá assembleia solene do SENHOR, teu Deus. Neste dia não farás trabalho algum.

9. Contarás sete semanas. Começarás a contar as sete semanas desde o dia em que começares a usar a foice na plantação.

10. Então celebrarás a festa das semanas ao SENHOR, teu Deus, segundo a medida da oferta voluntária da tua mão, que darás conforme o SENHOR, teu Deus, te houver abençoado.

11. E te alegrarás diante do SENHOR, teu Deus, tu, teu filho e tua filha, teu servo e tua serva, o levita que mora nas tuas cidades, o peregrino, o órfão e a viúva que estão contigo, no lugar que o SENHOR, teu Deus, escolher para ali fazer habitar o seu nome.

12. E te lembrarás de que foste escravo no Egito, guardarás estes estatutos e os cumprirás.

13. Durante sete dias, celebrarás a festa dos tabernáculos, quando houveres colhido do teu trigo e das tuas uvas.

14. E te alegrarás na tua festa, tu, teu filho e tua filha, teu servo e tua serva, o levita, o peregrino, o órfão e a viúva nas tuas cidades.

15. Durante sete dias celebrarás a festa ao SENHOR, teu Deus, no lugar que o SENHOR escolher; pois o SENHOR, teu Deus, te abençoará em toda a tua colheita e em todo trabalho das tuas mãos; por isso terás muita alegria.

16. Três vezes por ano todos os teus homens aparecerão diante do SENHOR, teu Deus, no lugar que ele escolher: na festa dos pães sem fermento, na festa das semanas e na festa dos tabernáculos. E não irão de mãos vazias à presença do SENHOR.

17. Cada um oferecerá conforme puder, segundo a bênção que o SENHOR, teu Deus, lhe houver concedido.

18. Estabelecerás juízes e oficiais em todas as cidades que o SENHOR, teu Deus, te dá, em todas as tuas tribos, para que julguem o povo com justiça.

19. Não violarás o direito; não farás discriminação de pessoas, nem aceitarás suborno; porque o suborno cega os olhos dos sábios e perverte a causa dos justos.

20. Seguirás a justiça, somente a justiça, para que vivas e possuas por herança a terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.

21. Ao lado do altar que fizeres ao SENHOR, teu Deus, não plantarás nenhuma árvore para ser um aserim

22. nem levantarás para ti uma coluna, coisas que o SENHOR, teu Deus, odeia.