Juízes 17

1. Havia um homem chamado Mica, na região montanhosa de Efraim.

2. Ele disse à sua mãe: As mil e cem moedas de prata que te foram roubadas, pelas quais me fizeste ouvir maldições, estão comigo; eu as peguei. Então ela disse: Que o SENHOR te abençoe, meu filho!

3. E ele restituiu as mil e cem moedas de prata à sua mãe. Mas ela disse: Dedico solenemente minha prata ao SENHOR para que meu filho faça uma imagem esculpida e um ídolo de metal. Por isso eu te devolvo a prata.

4. Quando ele restituiu as moedas à sua mãe, ela tomou duzentas moedas de prata e as deu ao ourives. Ele fez delas uma imagem esculpida e um ídolo de metal, que ficaram na casa de Mica.

5. Esse homem, Mica, tinha um santuário e fez um colete sacerdotal e alguns ídolos da família; e consagrou um dos seus filhos como sacerdote.

6. Naquela época, não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo.

7. Um jovem levita, de Belém de Judá, da família de Judá, passava por aquela região.

8. Esse homem partiu da cidade de Belém de Judá para encontrar lugar para morar. Quando passava pela região montanhosa de Efraim, chegou à casa de Mica;

9. e este lhe perguntou: De onde vens? Ele respondeu: Sou levita de Belém de Judá e estou procurando um lugar para morar.

10. Então Mica lhe disse: Fica comigo e sê o meu pai e sacerdote; e te darei dez moedas de prata por ano, roupas e sustento. O levita entrou e

11. aceitou ficar com aquele homem; e tornou-se como um de seus filhos.

12. Mica consagrou o levita, e o jovem lhe serviu como sacerdote e ficou em sua casa.

13. Então Mica declarou: Agora sei que o SENHOR me fará bem, pois tenho um levita como sacerdote.